Nós acreditamos no poder dos alimentos e que pequenas escolhas do dia a dia podem gerar boas mudanças na nossa saúde. Por isso a nossa produção é feita com toda atenção e cuidado em cada processo, principalmente na escolha dos ingredientes, para que assim os nossos produtos sejam funcionais, resultando em mais saúde e qualidade de vida. Por isso priorizamos os famosos superfoods. Mas afinal, o que são as superfoods? 

O termo superfoods, em português também conhecido por superalimentos, são aqueles alimentos que possuem propriedades funcionais e fazem bem para o nosso organismo. Em outras palavras, eles apresentam um alto valor biológico e são ricos em nutrientes e vitaminas.  

Cada superfood tem benefícios específicos para a sua saúde, mas o resultado geral de inclui-los na sua rotina alimentar são vários, como: aumento da sensação de saciedade, bom funcionamento do metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico, bom funcionamento do intestino, prevenção do envelhecimento precoce e de diversas doenças crônicas- como problemas cardiovasculares e câncer. 

Em resumo, as superfoods são alimentos que além de nutrir o seu corpo também oferecem muitos outros benefícios importantes para saúde! 

Principais Superfoods

Aí vão algumas dicas de superfoods que você pode incluir no dia a dia.

  • Mirtilo: Riquíssimo em flavonoides, os mirtilos são super antioxidante e auxiliam na diminuição do risco de problemas cardiovasculares, estresse oxidativo e dores nas articulações e músculos. Essa super fruta também é rica em vitamina C, podendo ajudar na imunidade e em ações diuréticas. 

 

  • Goji Berry: Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras e compostos antioxidantes poderosos. A Goji Berry é uma superfood que apresenta uma série de benefícios para o nosso organismo, para nossa pele e visão, já que é uma fruta rica em carotenóides. Além de ser fonte de aminoácidos essenciais, minerais como ferro, zinco e ácidos graxos essenciais.

 

  • Psillium: Riquíssimo em fibras solúveis, o psillium é uma superfood que pode auxiliar no controle do colesterol, além de ser um ótimo alimento para quem tem diabetes, pois auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue. Ele também ajuda no bom funcionamento do intestino. 

 

  • Nuts: As nuts e oleaginosas também são consideradas superfoods. Cada uma possui uma função nutricional específica, mas no geral são sempre ricas em "gorduras boas", nutrientes, vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do organismo.  

 

  • Cacau: O cacau é considerado um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes. Ele é rico em polifenóis e flavonoides, além de conter triptofano, que ajuda a estimular os níveis de serotonina e endorfina, contribuindo para a sensação de bem-estar.

 

  • Romã: Rica em vitamina A, C e E, e ácido fólico, a romã desempenha uma super ação antioxidante e também atua na redução do colesterol LDL, além de auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce da pele.

 

  • Açaí: Esse superfood é rico em antocianinas, proantocianidina, vitamina E e outros fitoquímicos, que apresentam ação antioxidante e atuam fortemente no combate de radicais superóxidos, que são responsáveis por causarem o estresse oxidativo do organismo e o envelhecimento precoce.

 

  • Quinoa: A quinoa é um grão ancestral, rico em proteínas e aminoácidos.Você sabia que a quinoa é um dos únicos vegetais que contém todos os nove aminoácidos essenciais? Além de apresentar uma alta concentração de ômega 3, vitaminas do complexo B, cálcio, zinco e fibras.

 

  • Linhaça: Fonte de Ômega 3 e 6 e ácido alfalinoleico (ALA), a linhaça é uma sementinha pequena, mas que possui um grande poder anti-inflamatório. Auxilia também em quadros de obesidade, hiperglicemia e doenças autoimunes. Além de ser rica em fibras e gorduras boas que ajudam a dar aquela sensação de mais saciedade! 

 

  • Chia: Rica em cálcio, magnésio e zinco, a chia é um alimento poderoso nas suas ações nutritivas e anti-inflamatórias, principalmente por conter uma alta concentração de ômega 3. Ela também é rica em fibras, além de conter ácidos graxos poli-insaturados, que ajudam a aumentar a saciedade e proteger os vasos e coração.

 

  • Cúrcuma: É uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. Além de apresentar uma alta concentração de curcumina, que é um bioativo antiviral, antifúngico e altamente anti-inflamatório que pode auxiliar no combate de doenças como o câncer.  

 

  • Azeite de Oliva: Muito conhecido e usado em refeiçõe, o azeite apresenta ação anti-inflamatória e pode atuar na prevenção e tratamento de diabetes, osteoporose e prevenção de alguns tipos de cânceres. Suas maiores contribuições a saúde são seus altos níveis de ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) e compostos polifenólicos. 

 

Embora muitos alimentos possam ser nomeados como super, é importante entender que não existe um único alimento que seja a chave para uma boa saúde ou prevenção de doenças. Cada um possui suas características e oferece benefícios específicos e de grande utilidade para o nosso corpo. Dessa forma, os superalimentos podem sim trazer vantagens extras para a nossa saúde, mas para extrair todos os benefícios que eles possuem é fundamental consumi-los com frequência e manter uma dieta nutritiva e equilibrada, inserindo essas superfoods no seu dia a dia para compor e enriquecer a sua alimentação. 

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Equipe Farovitta