O inverno chegou e, com as temperaturas cada vez mais baixas, sentimos necessidade de manter nosso corpo aquecido, alimentado e confortável. 

Você sabia que o consumo de alguns alimentos pode ajudar o nosso corpo a se aquecer? Conhecidos como termogênicos, esses alimentos são responsáveis por ajudar a aumentar o calor e estimular a queima de gordura no nosso corpo.   

Muitas superfoods possuem esse poder, entre elas estão alguns temperos e especiarias que, além de proporcionar um sabor especial para a comida, são alimentos super funcionais e poderosos! É sobre eles que vamos falar nesse post! Vamos lá?

Antes, vamos explicar um pouquinho como os alimentos termogênicos agem no nosso organismo. Na realidade, os alimentos com função termogênica são aqueles que o organismo tem mais dificuldade para digerir, você sabia? Isso não quer dizer que eles atrapalham a digestão e sim que o nosso organismo gasta mais energia para digeri-los. Consequentemente, esse processo aumenta o calor do nosso corpo e acelera o nosso metabolismo, resultando em um maior gasto calórico. Sem contar que o processo do aumento de calor no organismo pode ajudar a regular a temperatura do nosso corpo para que o mesmo se adapte melhor ao frio. Bônus para os termogênicos!

Agora que você já sabe como os alimentos termogênicos agem no corpo humano, vale anotar algumas dicas de temperos e especiarias que, além de saborosos, são super funcionais e termogênicos. 

Páprica: Conhecida pelo tom avermelhado e vibrante, a páprica é rica em vitamina A e betacaroteno. Da família da pimenta, a páprica se apresenta em algumas versões, entre elas a doce e a picante. Possui também ação anti-inflamatória e antioxidante, o que torna essa superfood muito funcional na prevenção e no tratamento de doenças inflamatórias. Uma especiaria bem versátil e fácil de encontrar.

Pimenta: Usada principalmente para proporcionar picância para as refeições, a pimenta se apresenta em várias versões, formatos e sabores, como a pimenta do reino, a pimenta rosa e a pimenta caiena. A pimenta é um alimento rico em piperina, substância que possui propriedades digestivas e termogênicas, além de ser anti-inflamatória e rica em vitaminas C. 

Alecrim: O alecrim é uma ótima fonte de cálcio, ferro e magnésio. Além de ser um alimento com poder diurético e termogênico, ele ajuda na circulação sanguínea e no sistema imunológico. Possui um sabor único, cítrico e levemente amadeirado e é um ótimo tempero para colocar em carnes e vegetais. 

Alho: Além de ter um sabor incrível e marcante, o alho é uma ótima opção de tempero funcional e que também tem ação termogênica. Além de ser digestivo, é super eficaz para combate de bactérias, e faz muito bem ao coração e para a circulação do sangue. Possui vitaminas como A, B2 e C; e sais minerais como ferro, selênio, magnésio. 

Canela: Especiaria originária da Ásia e dona de um sabor adocicado e levemente amadeirado, a canela tem ação termogênica, antioxidante e antibacteriana. Além de ser, também, uma ótima aliada para melhorar a circulação e controlar os níveis de açúcar no sangue. 

Cardamomo: De origem indiana, o cardamomo possui um sabor e um aroma incríveis! Da mesma família do gengibre, ele é uma especiaria super benéfica para a saúde, auxilia na digestão e na prisão de ventre e também pode ajudar no combate do mau hálito. Sem contar que o cardamomo auxilia no bom funcionamento do intestino e do metabolismo. Existem 3 tipos de cardamomo: o preto, o malgaxe e o verde, que é um dos mais conhecidos aqui no Brasil. 

Agora que você já conhece mais sobre os temperos e especiarias mais usados, que tal incluí-los no seu dia a dia? Eles combinando com as mais diversas refeições, gostos e paladares e vão dar mais sabor para o seu dia a dia, além de saúde e funcionalidade, claro. 

                                                              

A Farovitta desenvolve alimentos funcionais inovadores, clean label, proteicos e low carb feitos com superfoods, ingredientes naturais e nutritivos para nutrir corpo e mente e despertar o melhor das pessoas em todos os momentos do dia. Selecionamos sempre os melhores ingredientes e que, comprovadamente, trazem um diferencial à saúde das pessoas. Não usamos nenhum tipo de aditivo e todos os nossos produtos são sem glúten, sem lactose, leite e derivados, sem açúcar e veganos. Nossa missão é ajudar as pessoas a viverem no seu maior potencial, com bem-estar, saúde e vitalidade, através do consumo de alimentos nutritivos e que despertam o seu melhor.

 

Equipe Farovitta