Seja apenas em um treino diário ou na preparação para uma maratona, sua performance depende não só do seu condicionamento físico, mas também nos cuidados com o pré-treino. Isso porque a sua rotina também pode impactar no seu desempenho e progresso durante o exercício, sabia?  

Mesmo que você treine poucas vezes por semana com o objetivo de manter ou melhorar seu nível atual de condicionamento físico geral, se preocupar com o pré-treino pode garantir maior rendimento e produtividade. Essa preparação é bem mais simples do que parece, e a combinação ideal para o sucesso consiste em garantir bom descanso e hidratação, consumir os alimentos adequados no momento adequado também, se aquecer e alongar. Após essas considerações, você estará preparado para dar início aos treinos com confiança e garantia de que será altamente produtivo!

E pra você que está buscando melhorar o rendimento dos treinos, confira algumas dicas que podem te ajudar:
 

Sono de boa qualidade: Estar bem descansado ajuda a te dar mais energia para os exercícios de alta intensidade, além de recuperar seus músculos e limpar a mente. Especialistas recomendam que o número ideal para uma boa noite de sono é entre 7h a 8h diárias, mas esse é um caso em que ouvir o seu corpo e saber o que funciona para si mesmo individualmente é de importância crucial.

Hidrate-se: Manter-se hidratado é de extrema importância não só para a nossa saúde em geral, pois beber água pode desempenhar um papel especialmente importante também para a sua rotina de exercícios. Pois quando você está suando, precisa garantir que seu corpo esteja adequadamente hidratado já que está perdendo água. Fora que sem uma hidratação adequada seu corpo terá mais dificuldade em transportar nutrientes, oxigênio e água para as células, o que diminuirá seus níveis de energia e reduzirá a eficácia do seu treinamento. Diante disso, é sempre bom manter uma garrafinha de água à mão durante o treino e beber entre as séries, ou conforme achar necessário.

O que comer: Quando se trata de alimentação pré-treino equilíbrio é fundamental! Não é recomendável estar em jejum e também nem muito cheio, já que os dois extremos podem prejudicar o seu desempenho. Oferecer os nutrientes que o seu corpo precisa antes do treino fará toda a diferença para a sua performance, além de diminuir os danos musculares. 

As melhores fontes de energia para realizar os exercícios são os carboidratos de baixo índice glicêmico como: Batata doce, mandioquinha, grãos integrais, aveia e banana (que pode ser consumida também com shakes proteicos). Quando se trata da proteína, os alimentos mais recomendados são: Ovos, carnes magras, queijo cottage e proteínas vegetais como a quinoa, ervilha, lentilha e arroz. 

E já que o assunto é alimentação, o recomendável é sempre ter um acompanhamento com um nutricionista, pois é ele que irá avaliar individualmente as suas necessidades e te guiar numa dieta personalizada.

O que deve ser evitado: Assim como alguns alimentos podem contribuir para uma melhor performance, outros também podem compromete-la. Nesse caso evite comer alimentos que contém fibras, isso porque atrapalham a absorção de carboidratos e podem causar desconfortos gastrointestinais. Fuja também de gorduras ruins como a gordura hidrogenada, frituras em geral e refrigerantes e bebidas com alto teor de açúcar refinado. 

Hora certa para o pré-treino: Especialistas recomendam que não se deve treinar estando mais de 2h30 em jejum, por isso se você pode se alimentar 90 minutos antes do treino, uma fonte de proteína com um carboidrato de índice glicêmico baixo ou médio é ideal. Contudo, se este intervalo for menor, dê preferência somente para o carboidrato, pois é a principal fonte de energia para nosso corpo.

 

A Farovitta desenvolve alimentos funcionais inovadores, clean label, proteicos e low carb feitos com superfoods, confira aqui, ingredientes naturais e nutritivos para nutrir corpo e mente e despertar o melhor das pessoas em todos os momentos do dia. Selecionamos sempre os melhores ingredientes e que, comprovadamente, trazem um diferencial à saúde das pessoas. Não usamos nenhum tipo de aditivo e todos os nossos produtos são sem glúten, sem lactose, leite e derivados, sem açúcar e veganos. Nossa missão é ajudar as pessoas a viverem no seu maior potencial, com bem-estar, saúde e vitalidade, através do consumo de alimentos nutritivos e que despertam o seu melhor.

Equipe Farovitta