Você já ouviu falar do Nutritional Yeast? Também conhecido como levedura nutricional, ele é um superfood riquíssimo em vários benefícios para a sua saúde! Aqui no Brasil o Nutritional Yeast está cada vez mais ganhando espaço e participando da dieta dos amantes da alimentação saudável, veganos e vegetarianos. E por isso viemos aqui para esclarecer algumas dúvidas e contar um pouquinho mais sobre esse superalimento pra vocês!

De onde vem?

Com o nome científico: Saccharomyces cerevisiae, o Nutritional Yeast vem de microorganismos unicelulares que são as leveduras, também popularmente conhecido como fungos. A levedura do Nutritional Yeast é totalmente diferente de outras que já conhecemos, como as que são usadas na produção de pães e cerveja. Ela é fermentada a partir de uma base que provém de carboidrato, o que resulta numa melhor conservação de sua integridade nutricional. 

O Nutritional Yeast em geral é produzido da seguinte forma: Começa pelo crescimento do fungo em meio a um carboidrato, que geralmente é o melaço de cana ou a beterraba. Nesse processo de crescimento, ele passa por uma fermentação desses carboidratos e é durante essa fermentação que ele produz as vitaminas e alguns minerais. Depois dessa etapa ele é levado para a indústria, onde é lavado a seco e aquecido, o que torna a levedura inativa. Ao final do processo ela é lascada ou triturada e chega no seu formato de flocos ou pó, que é como costumamos consumi-la. 

Benefícios nutricionais: 

O Nutritional Yeast é um alimento riquíssimo em valor nutricional. Ele possui uma alta quantidade de proteínas e nove aminoácidos essenciais. Também é uma grande fonte de vitaminas do complexo B, principalmente B12 que é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central. Também é rico em minerais como ferro, zinco, magnésio, fósforo e é uma ótima fonte de fibras. Entre as suas funcionalidades, o Nutritional Yeast auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na redução dos níveis de colesterol e no bom funcionamento do intestino. Além de contribuir para a saúde da pele, cabelos e músculos.

Afinal, qual é o sabor do Nutritional Yeast?

O sabor do Nutritional Yeast é caracterizado pelo sabor umami. O ser humano é capaz de sentir 5 gostos fundamentais, o doce, salgado, amargo, azedo e o umami que ainda é pouco conhecido pela maioria das pessoas mas é caracterizado por um gosto semelhante ao do queijo parmesão, principalmente aquele gosto que fica após alguns segundos que você coloca o queijo na boca. E por isso também muitas pessoas relacionam o sabor do Nutritional Yeast ao sabor do queijo parmesão. 

 

Como consumir? 

O Nutritional Yeast é um ótimo ingrediente para colocar em receitas ou como tempero para saladas, molhos, pipoca, sopas, recheios entre outros. E já que ele não é de origem animal, se torna principalmente para os veganos, uma opção super funcional e que pode ser usado como complemento nutricional para dar sabor e enriquecer as suas refeições. Vale ressaltar que o Nutritional Yeast não tem glúten, o que faz dele uma ótima opção também para os celíacos.

Agora que você já sabe o quanto o Nutritional Yeast é rico para a saúde, que tal deixar a sua alimentação ainda mais nutritiva e incluir essa superfood no seu dia a dia? 

A Farovitta desenvolve alimentos funcionais inovadores, clean label, proteicos e low carb feitos com superfoods, ingredientes naturais e nutritivos para nutrir corpo e mente e despertar o melhor das pessoas em todos os momentos do dia. Selecionamos sempre os melhores ingredientes e que, comprovadamente, trazem um diferencial à saúde das pessoas. Não usamos nenhum tipo de aditivo e todos os nossos produtos são sem glúten, sem lactose, leite e derivados, sem açúcar e veganos. Nossa missão é ajudar as pessoas a viverem no seu maior potencial, com bem-estar, saúde e vitalidade, através do consumo de alimentos nutritivos e que despertam o seu melhor.

 

Equipe Farovitta 

 

Equipe Farovitta