O coco é considerado uma das frutas mais saudáveis que existe. Ela é rica em ácidos graxos, vitaminas e minerais.

A sua alta concentração de ácidos graxos faz com que muitas pessoas tenham receio de consumi-lo, pois acreditam que ele eleva os níveis de colesterol. Mas descobriu-se que os ácidos graxos vão direto para o fígado a partir do trato digestivo e lá são usados como fonte de energia rápida ou em corpos cetônicos, que pode ter um efeito terapêutico em distúrbios cerebrais, como a epilepsia ou doença de Alzheimer.

O poderoso coco pode ser consumido de diversas formas:

Leite de coco em pó: É obtido a partir de prensa da castanha do coco. Depois de filtrado, o leite é desidratado por centrifugação, método que preserva suas características nutricionais. Pode ser usado nos sucos, shakes, vitaminas, cafés e doces.

Açúcar de coco: É extraído do fluido das flores da palma de coco. Seu grande diferencial é seu baixo índice glicêmico (tem menos da metade do I.G. do açúcar branco, mascavo ou mel). Além disso, é cheio de vitaminas. O açúcar de coco não é processado, nem filtrado e não contém conservantes é um produto 100 % natural, sendo considerado um dos adoçantes mais saudáveis e sustentáveis que existe.

Leite de coco:  É uma ótima opção para os intolerantes ou alérgicos a lactose e é rico em minerais como potássio e cálcio. Além disso, é excelente fonte do ácido graxo láurico que atua fortalecendo a imunidade.

Óleo de coco: Ele tem uma potente capacidade hidratante quando aplicado na pele ou nos fios dos cabelos, por isso é um ingrediente básico de vários produtos de beleza, como loções e cremes. No preparo de alimentos, a iguaria é a melhor alternativa, pois é muito estável e não altera sua estrutura química quando exposta a altas temperaturas, continuando saudável durante o cozimento dos pratos.

Água de coco: A água de coco é excelente fonte de sódio e potássio, o que a torna uma potente aliada para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. Outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, são fontes de vitaminas quantidade como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C - que conferem ao coco propriedade antioxidante.

Coco branco (polpa): A polpa do coco é riquíssima em flavonóides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

 

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Gislaine Donelli - Nutricionista / Luana Stein - Diretora de Inovação e Marketing