Você sabia que o cacau é considerado uma superfood? Ele possui vários benefícios nutricionais importantíssimos para a saúde, como vitaminas do complexo B (B1, B2 e niacina), que são super relevantes para o nosso organismo, vitamina C, que atua no fortalecimento do sistema imunológico e a vitamina A, que auxilia na saúde da pele e dos olhos. Sem contar que ele é rico em minerais como ferro, fósforo e cálcio que ajudam no fortalecimento dos ossos e dentes.

 

Com tantos benefícios, decidimos contar algumas curiosidades dessa superfood para vocês!

 

Cacau, um super antioxidante

O cacau lidera a lista dos alimentos mais antioxidantes do mundo. Ele apresenta 43,6 mg de flavonóides por grama. Os flavonóides fazem parte de um grupo de antioxidantes poderosos chamados polifenóis, esses possuem a capacidade de prevenir a formação de radicais livres no organismo. Isso faz do cacau um dos alimentos essenciais para a prevenção do câncer.  Além disso os flavonóides presentes no cacau apresentam uma função anti-inflamatória e vasodilatadora, que pode ajudar em problemas cardiovasculares e no combate de trombofilias.

 

Cacau, aliado de quem treina

O cacau é um ótimo alimento para quem pratica atividades físicas, ele pode oferecer mais energia e resistência durante o treino. Isso acontece porque o cacau tem uma alta concentração de epicatequina, um composto bioativo que além de oferecer resistência auxilia na síntese de proteínas ajudando no ganho de massa muscular.

 

Afinal, cacau engorda ou emagrece?

Essa é uma dúvida frequente! O cacau não é um alimento com baixo teor calórico, porém ele apresenta uma boa concentração de fibras, o que auxiliam no funcionamento do intestino e ajuda no controle da absorção de açúcares e gorduras no nosso corpo. Ele também possui efeitos termogênicos como a cafeína, com isso se o cacau for inserido de forma funcional na dieta, ele pode sim ser um aliado no processo de emagrecimento.

 

Cacau como antidepressivo

Sabe aquela sensação de bem estar quando você come um chocolate? Não é apenas psicológico, tem uma explicação científica para isso. O cacau apresenta uma alta concentração de triptofano, que é o aminoácido responsável pela produção de serotonina, um neurotransmissor que gera aquela sensação de bem estar. Além disso ele possui dopamina e feniletilamina, que aumentam a produção de endorfina em nosso corpo, essa substância atua diretamente no cérebro promovendo o bom humor. Ele também estimula a produção de anandamida, que é um neurotransmissor responsável por gerar uma sensação de felicidade e relaxamento intensas e momentâneas.

 

Formas de consumo do cacau

O Cacau pode ser consumido de diversas formas: como o próprio fruto, que pode ser adicionado em sucos e bowls, em pó, em manteiga, em óleo, em nibs (que são as sementes torradas e trituradas do cacau) ou no seu formato mais amado, o famoso chocolate! Vale lembrar que quanto maior o teor de cacau presente no chocolate, mais saudável e funcional ele será. Assim ele apresenta menos açúcares e intensifica os seus benefícios dessa superfood.

O chocolate é realmente maravilhoso, mas é sempre bom sair da mesmice. Que tal tentar incluir o cacau de outras maneiras na sua alimentação? Experimente criar receitas e consumí-lo de formas diferentes para aproveitar ao máximo esse superalimento.

Você já provou o Coco Deli Cacau e o Choco Latte? São produtos da Farovitta que levam o cacau em sua composição. São deliciosos e oferecem todos os benefícios dessa superfood. Experimente!

 

Maria Thalia Nicolau, Marketing Farovitta / Nathália Prado, Nutricionista Farovitta CRN3 - 44880